Você não está logado

REPRESENTAÇÕES VISUAIS: DESENVOLVENDO AS COMPETÊNCIAS DOS ALUNOS

Renata Bancovsky

Pedagoga, especialista em Educação e Tecnologias e Mestre em Educação: Currículo (linha das Novas Tecnologias) PUC/SP.

Atua como agente técnico no Instituto Ayrton Senna, professora de Informática para a Maturidade na PUC/SP e também como tutora em formação de professores em EAD. 
1. Por que e como trabalhar  com representações visuais em sala de aula?

Renata - Ao se trabalhar com representações visuais, o processo de aprendizagem torna-se mais atraente, motivador e facilitador, pois o aluno pode observar e vivenciar, através das representações visuais, o que até então ara apenas apresentado verbalmente e muitas vezes não incorporado pelo aluno.

Podemos trabalhar com recursos simples, como gráficos, vídeos, sons etc, recursos midiáticos, capazes de proporcionar ao aluno vivências que facilitam a construção do conhecimento.

 

 

2. Qual seria o ponto de partida  para quem quer trabalhar com representações visuais em sala de aula?

Renata - Acredito que o primeiro passo seja o conhecimento que o professor deva ter em relação as tecnologias, pois, desta forma, ele terá autonomia em relação a máquina e seus recursos para ter a oportunidade de oferecer aos alunos momentos de qualidade e motivantes de aprendizagem.

 

 

3. Fale sobre as ferramentas digitais que podem  ser utilizadas para auxiliar  as pessoas a representar visualmente ideias.

Renata - Hoje em dia é possível trabalhar com uma vasta quantidade de ferramentas que auxiliam a representação visual. O próprio aparelho celular, uma máquina digital, o computador, um aparelho de DVD, os gráficos existentes em jornais e/ou revistas etc., são recursos favoráveis a esta representação.

É muito mais fácil, instigante e atraente apresentar aos alunos…

 

 

4. Como são as ferramentas de representação visual usadas enquanto ferramentas cognitivas?

Renata - São ferramentas que levam o aluno a uma melhor qualidade de aprendizagem, pois aprimora o processo de construção de conhecimento, tornando-o mais motivado e interessado em aprender, pois as representações, quando bem trabalhadas,  podem facilitar o processo de aprendizagem e tornar o aluno crítico e criativo frente a novas descobertas.

 

 

5. O que o aluno pode aprender com isso?

Renata - Pode aprimorar a sua autonomia e criatividade em relação a construção de novos conhecimentos, facilidade para agir de forma segura e eficaz frente a novos desafios e descobertas, que são competências apreendidas pelo aluno.

 

 

6. O que o trabalho com representação visual possibilita para a aprendizagem do aluno?

Renata - Possibilita vislumbrar novos horizontes e descobertas, pois as representações tornam-se recursos indispensáveis para o aprimoramento no cotidiano escolar, contribuindo de forma eficaz para a aprendizagem significativa e colaborativa, aprimorando a construção do conhecimento do aluno, mediado pelo professor, que é o facilitador desse processo de construção.

Um comentário para “REPRESENTAÇÕES VISUAIS: DESENVOLVENDO AS COMPETÊNCIAS DOS ALUNOS”

  1. Mayara Teles disse:

    Olá, compreendi as implicações e direcionamentos, mas gostaria de saber um conceito, uma definição do que venha a ser essa representação visual, sobretudo, no contexto educacional.

Deixe um comentário

Cadastre-se e participe das ações oferecidas pelo portal.